A revista do carioca na internet

 

100 coisas para fazer no Rio


 

 

 

O Rio é uma cidade com muito mais coisas para fazer do que você imagina. Além dos já famosos pontos turísticos como o Corcovado e Pão de Açúcar, o carioca e o turista podem também fazer coisas como voar de asa delta em São Conrado ou caminhar pelas trilhas da Floresta da Tijuca, pegar um bronzeado em uma das praias da Zona Sul ou experimentar o nudismo na praia de Abricó, curtir a vida noturna ou ir comer um sobremesa dos tempos da vovó na centenária Confeitaria Colombo, ir a um ensaio de escola de samba ou a um balé no luxuoso Theatro Municipal...enfim, o Rio tem tem uma enorme variedade de atividades bastante contrastantes entre si, e algumas dessas atividades e lugares não são muito conhecidos pela maioria dos visitantes ou mesmo dos cariocas, por serem pouco divulgadas.
Abaixo, fizemos uma lista de 100 coisas que voce não deve deixar de fazer no Rio de Janeiro. É claro que essa lista é apenas um resumo, pois você poderá encontrar muito mais coisas excitantes e surpreendentes na cidade maravilhosa.
Divirta-se!


1- Tomar uma água de côco sentado num quiosque no Calçadão das Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon ou Barra, enquanto aprecia a beleza do oceano e das pessoas se bronzeando na areia.


2- Ver o por do sol no Arpoador (trecho inicial da praia de Ipanema).


3- Voar sobre o Rio de Asa Delta, pulando da Pedra Bonita, na Gávea


4 - Subir o Morro do Corcovado de Trenzinho, que passa por dentro da floresta que cobre o morro.


5 - Correr ou se exercitar em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas

CLIQUE ABAIXO PARA PARTICIPAR DO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

 

 

 

 

Compartilhe:

  Share on Google+

 

 

 

Americano conta porque

trocou EUA pelo Brasil  

 


6 - Tomar um refrigerante ou bebida no histórico bar "Garota de Ipanema", onde Tom Jobim e Vinicius de Morais compuseram a famosa música em homenagem a uma bela garota que passava todo dia em frente ao bar indo para a Praia de Ipanema na década de 60.


7- Visitar o Museu do Amanhã.


8 - Visitar o Museu de Artes moderna   


9 - Visitar o Palácio do Catete, antiga residencia do presidente da República antes da transferencia da capital brasileira do Rio para Brasilia, em 1960.


10 - Visitar o Museu Carmen Miranda, onde estão roupas, fotos e objetos pessoais da "Pequena Notável", que conquistou Hollywood nos anos 40 e fez o mundo começar a conhecer o samba e o rebolado da mulher brasileira.


11 - Visitar o Museu Villa-Lobos e ver partituras, gravações e instrumentos de Heitor Villa-Lobos, o mais importante compositor sul-americano de música clássica


12 - Ver um espetáculo teatral em um dos teatros do Rio.


13 - Andar de pedalinho no lago da Quinta da Boa Vista


14- Andar de bicicleta na ciclovia, que passa por toda a Zona Sul a partir do bairro do Flamengo, chegando até a Zona Oeste na Barra da Tijuca (foto ao lado)


15 - Andar de patins ou skate na ciclovia ou, para os que gostam de manobras mais radicais, nas rampas de Botafogo, Ilha do Governador, e outras.


16 - Conhecer o Palácio Imperial em Petrópolis, onde morou a familia do imperador do Brasil Dom Pedro II, no século XIX, quando o Brasil era uma monarquia.


17 - Visitar o Museu de Belas Artes


18 - Ir a uma ópera, ballet ou concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É considerado uma mais luxuosas casas de ópera do mundo.


19 - Para quem é jovem e gosta de agitação, ir a um samba ou a um baile funk


20 - Fazer um trabalho voluntário em uma ONG em comunidades carentes.


21 - Fazer compras ou passear em um dos shoppings do Rio.


22 - Ir na praça de alimentação de um destes shoppings, onde há dezenas de lanchonetes com muitas opções de lanches, refeições, pizzas, sanduíches, doces, sorvetes, bebidas e muito mais.


23 - Fazer mergulho com um guia nas Ilhas costeiras da Zona Sul para apreciar a paisagem e a fauna submarina do litoral do Rio


24 - Pegar um Catamarã e ir até a Ilha de Paquetá, para pescar, andar de bicicletas alugadas de um, dois ou mais lugares ou se bronzear nas praias de aguas tranquilas.


25 - Se voce é casado ou está acompanhado de seu namorado/namorada, vá a Ilha de Paquetá e escreva uma dedicatória de amor a seu amado/amada na Pedra da Moreninha, uma grande pedra onde os namorados escrevem seus nomes entrelaçados para que a Deusa do Amor os proteja, e atiram uma pedrinha para saber se haverá casamento, o que é "previsto" de acordo com onde a pedra vai cair.


26 - Ir no Jardim Botânico e ver as milhares de flores, árvores e plantas tropicais tipicas, inclusive plantas carnívoras e um Jardim Sensorial, onde o visitante tem que entrar de olhos vendados e sentir com as mãos cada planta, com a ajuda de um guia.


27 - Ir no Zoo do Rio, na Quinta da Boa Vista


28 - Ver as múmias do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista


29 - Ir no Museu da Aeronáutica e ver o 14-Bis, o primeiro avião do mundo que voou sem catapultas em volta da Torre Eiffel em 1906, construido pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, chamado no Brasil de "Pai da Aviação"


30 - Surfar nas ondas de Ipanema e Leblon


31- Se bronzear em uma das dezenas de praias do litoral do Estado do Rio de Janeiro


32 - Correr de kart em um dos kartódromos do Rio


33 - Participar de uma disputa de Paintball


34 - Conhecer as cidades da região Serrana do Rio, de clima mais frio e paisagens européias.


35 - Conhecer a Região dos Lagos, com pequenas cidades litorâneas e praias de aguas bem salgadas, ótimas para se bronzear rápido.


36 - Visitar Búzios e tirar uma foto ao lado da estátua de Brigitte Bardot, atriz francesa que morou na cidade na década de 70.


37 - Tirar uma foto sentado ao lado da estátua de Carlos Drummond de Andrade, um dos mais importantes escritores brasileiros. A estátua está sentada em um banco no Calçadão da Praia de Copacabana, perto do Posto 6.


38 - Pegar um barco na Marina da Glória e navegar pela Baía de Guanabara para tirar belas fotos da paisagem do Rio e das cidades vizinhas.


39 - Ir de carro ou ônibus até Niterói, a cidade vizinha do Rio, passando pela enorme Ponte Rio Niterói, a maior ponte de concreto protendido do mundo, e a sexta maior do mundo em termos gerais.


40 - Tirar fotos no topo do Corcovado. É aqui que voce aprecia a clássica paisagem dos cartões postais do Rio: A Baía de Guanabara com o Pão de Açúcar, ilhas e o Oceano Atlântico, as praias e bairros da Zona Zul, as montanhas e florestas que cercam o corcovado, e boa parte da Zona Norte e do Centro.


41 - Subir o Bondinho do Pão de Açúcar


42- Assistir a um show de música brasileira


43 - Parar em um boteco da Zona Sul onde tenha uma roda de Samba


44- Conhecer a vida noturna do Rio


45 - Fazer uma visita guiada ao Forte de Copacabana


46- Ver uma competição de remo na Lagoa Rodrigo de Freitas


47 - Se voce vai vir ao Rio no Natal, ir na Lagoa para ver a Árvore de Natal luminosa gigante que todos os anos é montada no meio das águas da Lagoa.


48 - Gosta de corrida de cavalos? Então vá ao Jockey Clube, na Praça Santos Dumont, Zona Sul do Rio. E faça a sua aposta!


49 - Gosta de jogar Golfe? Então não deixe de ir ao Gávea Golf Country Club, ou no Itanhangá Golf Clube, ambos na Zona Sul


50 - Gosta de Futebol? Então o Estádio do Maracanã é o seu destino certo. Veja o dia do seu time favorito vai jogar, compre seu ingresso e se prepare para gritar muito com os torcedores cariocas.


51 - Há outros praticantes de futebol jogando nas areias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra e nas quadras ao longo do Aterro do Flamengo. Voce pode fazer amizade com eles  e entrar no time para jogar também.


52- Caminhar pela trilha da Pedra da Gávea


53- Escalar o Pão de Açúcar, Corcovado e outras montanhas do Rio com alpinistas profissionais


54- Ir no Mosteiro de São Bento, no Centro do Rio, e assistir ao Côro de Beneditinos que todos os Domingos apresentam o Canto Gregoriano, uma tradição de mais de 400 anos.


55 - Também no Mosteiro, tirar fotos e apreciar as ricas paredes e arabescos da igreja, que em seu interior é toda folheada a ouro.


56 - Visitar a Catedral Metropolitana, uma enorme igreja em forma de cone, com uma arquitura moderna e atmosfera tranquila em seu interior, contrastando com a agitação do centro do Rio que fica lá fora.


57 - Visitar a Igreja da Candelária, no meio do rush de carros da Avenida Presidente Vargas, no Centro.


58 - Ir a uma exposição de artes em um espaço cultural, o Rio tem diversos espaços onde são feitas exposições de pintura, fotografia, escultura e belas artes.


59 - Visitar a Biblioteca Nacional e ver livros e documentos com mais de 500 anos. É a 7ª maior biblioteca do mundo, e a maior da América Latina, com um acervo de mais de 9 milhões de livros, jornais, revistas, partituras musicais e documentos.


60 - Se voce é casado ou tem namorado/namorada, uma noite passeando pela Praia Vermelha é um programa muito romantico. A praia fica no pé do Pão de Açúcar, no bairro da Urca, uma área vigiada por militares 24 horas, pois o local tem uma escola militar, o que garante 100% da segurança para os casais apreciarem a beleza da paisagem noturna.


61 - A Casa de Rui Barbosa, na Rua São Clemente, em Botafogo, é uma casa com mais de 150 anos, com um clima bucólico. Rui Barbosa foi um estadista brasileiro do século XIX. Além da luxuosa mobilia que está lá intacta até hoje, o visitante pode ver os bonitos carros antigos que pertenceram a Rui Barbosa. Uma boa oportunidade de conhecer um local com o clima do Rio Antigo.


62- Ir no Baixo Leblon em um dos barzinhos que ficam na região. Em alguns dias da semana, é ponto de encontro de centenas de jovens, com muitos garotos e garotas bonitas de classe média e alta da Zona Sul.


63- Se voce tem um estilo mais rock'roll ou alternativo, prefira ir ao Baixo Gávea, ponto de encontro de tribos "underground".


64 - As ruas Vinicius de Morais, Joana Angélica e arredores, em Ipanema, tem bares, restaurantes e pubs que ficam lotados em alguns dias da semana. Alguns restaurantes são caros, recomendados para o publico da classe alta. Quem quer algo mais popular, pode escolher um dos bares ou pubs, que são muito frequentados por brasileiros, ingleses e americanos


65- A Rua Farme de Amoedo, também em Ipanema, também tem bares que ficam lotados em algusn dias da semana. Essa rua é um conhecido point gay do Rio, e esses são os visitantes que tradicionalmente frequentam o local. Durante o dia, o trecho da praia de Ipanema em frente a esta rua também é um ponto de encontro do público gay.


66 - Para um passeio mais rústico, voce pode ir na Lapa curtir a área boêmia do centro do Rio. Porém a Lapa é um pouco menos segura que a Zona Sul, principalmente durante a noite. Recomendável frequentar quando voce já conhecer bem o lugar.


67- Quer aprender a sambar e fazer muitos amigos brasileiros? Então entre em uma das escolas de dança do Rio que ensinam samba e outras danças brasileiras.


68 - Gosta de Bossa Nova? No rio de hoje n]ão é muito fácil ouvir musicos ou cantores tocando esse estilo musical dos anos

 60 que conquistou o mundo por causa da músicas como "Garota de Ipanema". Mas com sorte voce poderá encontrar um show de Bossa Nova em um dos guias de espetáculos de música popular brasileira que estão acontecendo na cidade


69 - O Chorinho e um estilo músical tipico do Rio antigo do fim do Seculo XIX, predecessor do samba. Se voce tiver sorte, também encontrará um grupo de choro se apresentando em alguma casa de shows do Rio. Procure no guia cultural.


70- Aprender uma outra lingua. O Rio é uma das cidades brasileiras com mais professores nativos de ingles, alemão, francês, e outras, além de de ter inúmeras escolas de linguas.


71 - Visitar o Museu da Imagem e do Som e ouvir as primeiras gravações realizadas no Brasil, entre 1902 e 1917, antes da invenção da gravação elétrica. É muito interessante ouvir a música do Rio da época, muito diferente da música atual!


72 - O Museu do Trem, no Méier, conta a história das ferrovias no país.

73. O Museu de Astronomia, em São Cristóvão, e descobrir os mistérios da lua, das estrelas e dos planetas.

74. Caminhar pelas trilhas da Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo (floresta dentro de uma cidade).

75. Visitar a Fiocruz, na Avenida Brasil, em Manguinhos, e conhecer um pouco do trabalho dos cientistas brasileiros da área médica.


76. A Feira de São Cristóvão. Sábado à noite, a principal atração são as barracas de forró. Vire a noite beliscando comidas típicas e espere os cantadores domingo de manhã.

77. Quando tiver ensaio do Salgueiro, na quadra da Silva Teles, na Tijuca, peça um acarajé. Quem é do samba recomenda.

78. Dê um pulinho na Reserva Florestal do Grajaú.


79 - Visitar o Planeário da Gávea e assistir a um eclipse, uma chuva de meteoros e o movimento dos planetas pelo espaço.


80 - Andar de cavalo ou charrete na Praça Xavier de Brito, na Tijuca, Zona Norte.


81- Comer uma pizza no "La Veronese", em Ipanema, uma das melhores pizzas do Rio.


82- Praticar Yoga e meditação com professores que gratuitamente na Praia de Ipanema, no Jardim Botanico e em outros locais tranquilos do Rio.


83- Conhecer Parati


84- Conhcere Angra dos Reis


85- Passear de veleiro ou mergulhar na Ilha Grande


86- Ir em uma quadra de escola de Samba em uma noite de ensaio. As escolas se preparam o ano interiro para o campeonato que acontece sempre em Fevereiro no Carnaval Carioca.


87 - Se voce estiver no Rio em fevereiro, entre num bloco de carnaval de Rua. Diferentemente do desfile das escolas de samba, onde voce só pode participar se comprar uma fantasia, nos blocos voce entrar e dança, sem pagar nada.


88- Se voce estiver no Rio no Ano novo, é obrigatório assistir a queima de fogos em Copacabana, uma das maiores do mundo.


89 - Ir no Rio Water Planet, um parque de diversões com mais de 40 atrações de água, como toboágua, piscinas de ondas, corredeiras, e muito mais.


90 - Para quem gosta de videogame e pinball, existem casas de fliper em alguns pontos do Rio e em vários Shoppings.


91- Se voce é fã de aeromodelismo, procure um dos clubes de aeromodelistas que existem no Rio. Eles são bem organizados e praticam este esporte em vários locais da cidade.


92- O Campo de Santana é um parque verde no meio da agitação do centro do Rio, perto da Central do Brasil. O parque é cheio de cotias, patos e gatos que vivem soltos, além de estátuas representando estações do ano.


93- Passear na estação Central do Brasil no horário comercial. Nos últimos anos, a estação foi revitalizada e hoje tem um verdadeiro shopping no seu interior, cheio de lojas e lanchonetes.


94 - Também perto da Central está o Saara, um conjunto de ruas cheias de sobrados antigos onde funcionam centenas de lojas e barracas de árabes, libaneses, chineses e descendentes, e onde se vendem muitas coisas baratas.


95- No Saara voce pode comer um quibe, esfiha e outros salgadinhos árabes típicos.Também pode encontrar pastelarias de chineses.


96- A Rua da Carioca é uma rua do centro tombada pelo Patrimônio Histórico, com sobrados e casas de mais de 100 anos atras, onde funcionam, lanchonetes, lojas de instrumentos muscais, livrarias, lojas de ferragens e de eletrodomésticos.


97 - Perto da Rua da Carioca está a Escola de música Villa Lobos, se voce é estudante de música, de um pulinho lá.


98 - O Edificio Avenida Central, entre a Avenida Rio Branco e o Largo da Carioca, é um tradicional shopping de informática, com dezenas de lojas


99 - O prédio do Ministério da Fazenda, no Centro do Rio, impressiona pela grandiosidade de sua arquitetura inspirada nos templos gregos, tanto do lado de fora como em seu interior. Para entrar, é necessário portar documento de identidade.


100 - Se voce é daqueles que gostam de contato com a natureza e uma sensação completa de liberdade, a Praia de Abricó é uma boa pedida. É a única praia de nudismo oficial do Rio de Janeiro, escondida em meio a montanhas, numa região quase desabitada. Uma parte da praia é só para casais e outra para solteiros. Mas cuidado! Siga as regras de conduta da praia, ou voce será posto para fora pelos seguranças.


Aguarde que o Rio é Nosso vai publicar em breve uma lista com mais sugestões de coisas que você pode encontrar na cidade maravilhosa. Afinal, a lista de prazeres e divertimentos que o Rio tem para oferecer é interminável.

 

 

 


CLIQUE ABAIXO PARA PARTICIPAR DO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK!

 

ENTRE EM NOSSO GRUPO NO FACEBOOK PARA COMENTAR E POSTAR.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

  Share on Google+



Copyright 2012 -2017 - ORioeNosso.com.br